Filmes de guerra para assistir e estudar para o Enem

Você consegue imaginar por quanta coisa diferente o mundo já passou até chegar nesse formato que conhecemos? Informar-se sobre os principais eventos que marcaram o passado (distante e recente) da sociedade é muito importante para entender a vida atual. Não é à toa que o estudo de diversos períodos costuma ser cobrado nas avaliações que dão acesso ao ensino superior, como o Enem e as provas dos vestibulares.

– Bastardos inglórios
Bastardos Inglórios é uma produção de 2009, dirigida por Quentin Tarantino, que simula a época em que a França fora ocupada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ao longo das cenas, o telespectador acompanha a trajetória de um time de judeus norte-americanos que espalham o terror no Terceiro Reich.

– Olga
Também tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, essa produção brasileira foi lançada em 2004 e dirigida por Jayme Monjardim. O filme mostra um trecho da vida de Olga Benário Prestes no contexto da Erva Vargas, durante a formação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

– O menino do pijama listrado
Essa produção é ótima para quem deseja entender melhor o cenário da Segunda Guerra Mundial e, ao mesmo tempo, conferir cenas emocionantes. Isso porque retrata a história do filho de um comandante nazista que, ao frequentar o campo de concentração com seu pai, acaba fazendo amizade com um menino judeu.

– Hotel Ruanda
Hotel Ruanda também aparece entre as dicas de filmes de guerra para estudar para vestibular, pois conta a história de um homem que abrigou mais de mil refugiados na luta contra a milícia Hutu, em Ruanda. Trata-se de Paul Rusesabagina, um gerente de hotel que precisou encarar o maior desafio da sua vida após a morte do presidente do país.

Agora ficou fácil estudar!

Fonte imagem: br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/projeto’>Projeto foto criado por kjpargeter – br.freepik.com
Fonte texto: https://dicas.vestibulares.com.br/filmes-de-guerra/